segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Sobre o amor ...


Recebi esta semana as respostas sobre uma pergunta que tinha feito a respeito do amor ( o amor de verdade entre um homem e uma mulher). O Sentimento mais enigmático da face terra. Eu pessoalmente achei interessante (numa das respostas) a idéia de que é errado pensarmos em amar primeiro a si próprio acima de tudo.

Esta frase que sempre me perturbou a vida toda, era só estar para baixo que sempre tinha algum sujeito que mandava esta frase: “ Para amar alguém você deve amar primeiro a si próprio”. Contra este argumento dos egoístas,gostei pessoalmente desta resposta abaixo:

“Dizem que temos que nos amar primeiro, não concordo, penso que assim fazendo estou demonstrando o quanto sou egoísta, amor é para ser cultivado no outro, conquistado gradativamente, e não tem fim, tanto que amando profundamente estarei amando a mim mesmo.”

A falta de amor neste mundo é como uma corrente que deve ser quebrada. A corrente do amor egoísta a si mesmo. A pessoa começa seu primeiro relacionamento amando de verdade, fazendo tudo pela pessoa amada, se esforçando muito. Acaba não sendo correspondido da mesma forma. Fica desesperado, vai ouvir os amigos e recebe a famosa frase (ame a si mesmo acima de tudo, para amar aos outros) e o pior ainda recebe o conselho que não devia ter sido tão atencioso e carinhoso com a pessoa amada, para não parecer "piegas". Este mesmo sujeito aberto a estas opiniões é aquele que irá fechar seu coração para o amor, amará de forma egoísta a si mesmo, colocará seus interesses acima de tudo, será frio e seco e fará infeliz a próxima parceira ( que poderá estar aberta para amá-lo de verdade). Este mesmo mal que ele causar a esta parceira será transmitido para o próximo, numa eterna corrente sem fim de falta de amor e egoísmo. Este acredito que é o maior mal deste mundo.

Este mundo carece do amor de verdade entre um homem e uma mulher. O amor que transforma, que vence qualquer obstáculo, que torna as pessoas mais felizes, que vence todo o mal que domina o coração humano. O amor que transforma o homem e a mulher de animais (que só pensam no próprio prazer) à seres humanos de verdade.

É preciso ter coragem , força de vontade, personalidade e consciência para quebrar esta corrente. Eu sei como é difícil voltar a amar novamente depois de não ser correspondido da mesma forma, mas é o certo e não quero nunca deixar de acreditar no amor, mesmo que venha a terminar sozinho, por que o amor só existe quando cremos (temos fé) nele. Quero quebrar esta corrente mesmo que o mundo todo queira se anelar a ela.


Este post ficou muito grande. Volto a comentar minha posição e minhas idéias em relação ao amor num próximo post. Até a próxima.

4 comentários:

Julia Wartha disse...

Olá! Obrigada pela visita lá no blog, vim retribuir a visita!
Gostei muito do seu blog, e do post também.

Creio eu que quando amamos verdadeiramente a outra pessoa, mais que até a nós mesmos, somos felizes. Se esse amor não é correspondido, temos que amar a nós mesmos, para termos força de seguir em frente, e quem sabe poder amar alguém outra vez.

Até mais ;*

Anônimo disse...

^^

Rayane disse...

^^

Lucie disse...

Oi! obrigada pela visita lá no blog =] também te adicionei nos meus favoritos e passa sempre por lá =] acho que essa idéia de manter um blog é bem mais interessante.. gosto de ver o pensamento das outras pessoas sobre certos assuntos. Como no caso do seu post..
Estava eu conversando com um supervisor meu do serviço e ele me disse a seguinte frase: O amor verdadeiro é aquele que você quer ver a pessoa feliz. Independente do que aconteca.
Essa frase simples me ajudou muito em um momento muito crítico da minha vida.. ( acho que vou fazer um post sobre amor tb..risos.. )
bjo mocinho! volta sempre! ( ADOREI o nome do blog!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...