terça-feira, 11 de setembro de 2007

Conto I – Paraíso Perdido – Parte V

Nosso conto segue em sua quinta e última parte, com a famosa história de Caim e Abel e no legado deixado ao nosso mundo por Caim e Lilith. Então confiram a última parte do meu conto Paraíso Perdido (Lembrando mais uma vez que as partes anteriores deste conto estão nos posts abaixo).


Paraíso Perdido – Parte V – O Legado de Caim


Quando soube da morte de Adam, Eve, num primeiro momento, desejou morrer também, mas como sentia uma grande obrigação em cuidar de seus filhos, Caim e Abel e gostava muito deles, isto serviu como consolo para dor da perda de Adam.Ela chamou seus filhos e lhes fez um pedido.
- Meus filhos, vamos prestar uma oferenda ao pai de vocês, Adam, que morreu sozinho em seu exílio.

Caim era agricultor e prestou como oferenda alguns frutos de sua terra, coletados ao acaso.
Abel cuidava dos animais e prestou como oferenda a carne de seu melhor cordeiro.
Es que um anjo desce dos céus e lhes diz:
- Caim e Abel, o pai de vocês, Adam,que está no céu, se sente muito agradecido pelas suas oferendas.
Caim questiona o anjo mensageiro:
- Anjo, Qual das duas oferendas nosso pai mais gostou, a minha ou a de meu irmão Abel?
- O vosso pai gostou muito das duas oferendas, mas dentre a duas ele preferiu a de Abel, que ofereceu o que lhe era muito precioso.
- Anjo, como a oferenda de Abel causou mais apreço a meu pai, se sou eu que me esforço mais para extrair o alimento da terra, que encontro mais dificuldades em meu trabalho?
- Se quer agradar tanto à seu pai,Caim, faça como seu irmão Abel, ofereça a ele o que é muito precioso para ti.
- Anjo, diga a meu pai que amanhã eu irei presta-lhe nova oferenda.


Naquela noite, Caim assassinou Abel cravando-lhe um punhal em suas costas.
Na manhã seguinte, Caim diante do altar das oferendas clamou aos céus:
- Pai, és minha oferenda a ti. Aquilo que me é tão precioso, a carne e o sangue de meu irmão Abel.

Presenciando esta cena, Eve sente uma forte dor no coração e vem como Adam a falecer.

Deus aparece furioso diante de Caim.
- Como você pôde cometer tal atrocidade? Matar à seu próprio irmão? Como se sentes no direito de tirar a vida dos outros? Cometeu o pior dos pecados. Não tem mais direito à vida que seu irmão Abel.
Es que Lúcifer aparece diante de Deus e Caim.
- Lúcifer, como ousas aparecer diante de mim depois de cometer tão terríveis pecados no paraíso? Sua existência me é desprezível.
- Deus, o que estais prestes a fazer? Irá tirar a vida do último homem sobre a terra? Ou irá mandá-lo a um exílio eterno em Nod? Irá apagar a existência do último ser humano, sua criatura mais perfeita?
Deus não respondeu e Lúcifer continuou seu discurso.
- Deus, se gosta tanto dos seres humanos, você deve deixá-los governar esta terra que tu criaste, sem tua interferência. E se dirigindo a Caim, lhe perguntou:
- Caim, não é isto que desejas de Deus? Que ele lhe dê o direito de governar a este mundo e a si mesmo? Que não interfiras mais em suas decisões? Que sejas finalmente livre?
- É isto mesmo que eu desejo, Lúcifer. Deus, você deve me dar este direito.
- Caim, eu lhe darei o livre arbítrio que tanto desejas. O livre arbítrio para cometer o bem e o mal na terra, sem que os céus venham a interferir em suas decisões nem em seus atos. Mas este desejo para ti será tanto uma benção como uma maldição. Caim, eu concedo tanto para ti como para seus filhos e descendentes, o livre arbítrio.
Lúcifer continuou:
- Mais um coisa, Deus, Caim precisa de uma esposa, liberte Lilith de seu exílio em Nod e lhe deixe ser sua esposa.
Deus se dirigiu à Caim:
- Caim, é isto que desejas, a pior mulher deste mundo como esposa?
- Deus, se ela é a melhor ou a pior mulher deste mundo, isto cabe a mim decidir.

Deus então libertou Lilith de sua prisão em Nod e a deixou viver mais uma vez na terra ao lado de Caim. Lilith voltou de seu exílio em Nod carregando em seu ventre o filho de Adam, Set, que foi gerado na ocasião de seu último encontro com Adam, no paraíso. Liberta de Nod, a terra das sombras onde o tempo não passa,finalmente conseguiu dar a luz à Set. Set foi desprezado por Caim e Lilith e abandonado à própria sorte. Caim e Lilith tiveram muitos filhos e viveram tanto quanto a chama do mal queimava em seus corações. Set veio a tomar como esposa, a filha de Caim que menos havia sido tocada pelo mal de seus pais.

Mais tarde Deus veio a encontrar na linhagem de Set, uma nova esperança para os seres humanos.

FIM

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...