quinta-feira, 12 de março de 2009

Libertando das Mágoas

Eu sinto que ficar guardando mágoas das pessoas é um sentimento péssimo. A mágoa aprisiona a alma. Por isto o que eu queria guardar das pessoas que me fizeram mal é pena.

Pena por que sei que o mal sempre se volta contra si mesmo (tenho certeza disso). Pena por que imagino que alguns se voltam para mal por terem sido ofendidos ou ter sofrido do mesmo mal. Pena por que o mal é tão baixo e tão estúpido que é impossível alguém ser feliz praticando-o.

Guardando mágoas daqueles que me ofenderam não serei melhor que eles, estarei deixando o mesmo mal que se autodestrói agir sobre mim. O importante é imaginar que a mesma faca que eles usam para tentar me ferir é aquela que eles usam para ferir a si próprios e o ferimento que irão causar em mim é minúsculo em relação ao ferimento que estão causando em si próprios a cada prática deste mal.

Vejo o mundo como uma corrente, pessoas infelizes, que sofrem fazendo os outros sofrerem (pagando na mesma moeda). O importante é quebrar esta corrente de uma vez. Se tornar forte para não deixar ser atingido por este mal.

Existem pessoas que sofreram bastante nas mãos dos outros e utilizam válvulas de escape para não cair na depressão total, por estarem aprisionadas pelas mágoas do passado. Estes pessoas se tornam extremamente egoísta, desenvolvem seu ego além dos limites (se sentem superior ao demais), vivem a vida no limite (intensamente) e desta forma estão propensas a ofenderem aqueles que se relacionam com elas. Muitas destas pessoas não tem nem consciência do mal que praticam (contra si e contra os outros). É claro que estas pessoas nunca serão completamente felizes, vivem uma felicidade ilusória, nunca se sentirão completas e no fim acabarão levando uma vida sem sentido ( e vazia) ou pior, uma vida que fará elas sofrerem ainda mais por seus atos . Por isto que eu digo que estas pessoas são mais dignas de pena do que de raiva ou mágoa.

Por isto que a partir de hoje estou perdoando as pessoas e substituindo minhas mágoas,raiva ou outro sentimento negativo por pena. Claro que isto não significa que irei abaixar a cabeça e deixar que me ofendam novamente. Irei me afastar destas pessoas e torcer para que um dia elas reconheçam o mal que estão fazendo a si mesmas ( e aos outros).

É impossível para mim imaginar um final feliz para todos que vivem da alienação do mal.

3 comentários:

Anônimo disse...

Diz a doutrina espirita kardecista que temos que perdoar as pessoas que nos fizeram mal 70 vezes por 7 vezes... Não sei qual é o ser humano que consegue. Mas sei realmente o que se passa com a sua pessoa... isso sempre ocorreu comigo e ocorre com qualquer um as pessoas nos magoam, nos fazem mal, nos maltratam em troca de uma ilusão ou em busca de respostas que podem alimentar melhor a sua alma e convivência por aí! Quanto a fazer mal para nós mesmos isso é um dos nossos piores erros porém eu prefiro me machucar do que machucar o proximo, nossas proprias feridas não tem a dor da conciencia nos cobrando de algo que fizemos a um terceiro. E viver intensamente e se por um pouco superior as vezes é um mal necessário a nossa alma... nos colocam tanto pra baixo e nos humilham que as vezes colocar um escudo na face é ser forte perante ao desconhecido.

Unknown disse...

Raiva, medo, agressão..Apego.. leva à raiva; raiva leva ao ódio. E o ódio leva ao lado Negro da Força. O medo de não ser amado ou de qualquer outra coisa, leva à raiva pelo insucesso,a raiva leva ao ódio; ódio leva ao sofrimento.

Meu amigo, Jedi, vamos relembrar nosso mestre Yoda, e aqui vai a quota: "- O poder de um Jedi emana da Força. Mas tenha cuidado com o lado negro. Raiva... medo... agressão. São eles o lado negro da Força. Facilmente eles fluem, para encontrar você em um combate. Uma vez iniciado no caminho negro, para sempre dominará ele o seu destino, consumir você ele vai, como fez com o aprendiz de Obi-Wan.
- Vader. É mais poderoso o lado negro?
- Não... não... não. Mais rápido, mais fácil, mais sedutor.
- Mas como vou saber distinguir o lado bom do lado mau?
- Você saberá. Quando estiver calmo, em paz. Passivo.

Antes dele entrar, Yoda diz:
- Apague as perguntas da sua mente.
- Existe algo que não está bem por aqui. Eu sinto frio, morte.
- Aquele lugar... é poderoso com o lado negro da Força.
- Um domínio do mal ele é. Você deve ir.
- O que existe lá?
- Apenas o que você levar consigo. Suas armas... você não precisará delas."

Você precisa desaprender o que aprendeu...Eu sinto muito medo em você.

E Rodox, perdão. Mas quem disse isso foi Jesus!

Que a força esteja com você

Lucie disse...

Sim.. O verdadeiro perdão é aquele que vem do coração e é verdadeiro. Com certeza sem deixar as pessoas que te ofenderam de qualquer maneira fazer de novo. E sim se afastar.
Muito lindo o post. Confesso que ainda não consigo perdoar por completo e esquecer.. Mais pelo menos em certas partes já perdoei muitas coisas..

;)

bjos mocinho!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...