domingo, 21 de novembro de 2010

A verdade sobre o Amor e a Paixão

Passei um tempo lendo e refletindo (inclusive com a experiência pessoal) sobre o que é Paixão e o que é Amor e cheguei a seguinte conclusão:

Paixão é baseada exclusivamente na aparência (os atributos externos), posição social, fama; quando o amor é mais baseado nas qualidades, na forma em que somos tratados por quem amamos (bem tratados) e como nos dedicamos a alguém (e recebemos em troca).
Quando a paixão nos aprisiona a alguém, o amor nos liberta.

O amor pode terminar quando nos decepcionamos demais com alguém,enquanto a paixão persiste.Então não existe amor não correspondido, mas sim paixão não correspondida.
Paixão é como uma chaga, uma doença, que pode te aprisionar a pessoa errada, que trará somente mágoas e tristeza para sua vida.

Na Paixão geralmente vemos a figura do escravo aprisionado e o mestre que é egoísta, frio e que ama somente a si mesmo, abusando de toda forma possível do apaixonado somente para satisfazer ao seu ego(fazendo pouco e exigindo muito).E o engraçado que ultimamente vemos este papel sendo invertido a todo momento, o apaixonado que sofreu por uma paixão no passado,poderá ser o mestre de amanhã que abusará da primeira pessoa que se apaixonar por ele.Afinal, é isto que as pessoas e os livros de auto-ajuda ensinam a quem sofreu em um relacionamento, "Ame a si mesmo acima de tudo".

No amor, acontece uma troca, onde sempre doamos e recebemos, não existe o dominador e o dominado, é uma democracia, onde o companheirismo prevalece.No Amor valorizamos tudo quede bom recebemos do outro. Não existe baixa auto estima e depressão nem um ego narcisista inflado, existe é a satisfação de poder fazer a pessoa que nós amamos, feliz, e no fim somos naturalmente recompensados por esta felicidade, elevando nossa própria segurança e amor próprio.

Então podemos chegar a simples conclusão que enquanto a paixão nos enfraquece, o amor nos fortalece.Enquanto na paixão somos vítimas, no amor somos heróis.A paixão é a doença (o vírus) e amor é a cura (o simbionte).

Não existe amor a primeira vista, mas sim paixão a primeira vista, pq somente podemos amar uma pessoa pelo que ele é e não pq ela aparenta ser.

É lógico dizer então que a paixão termina quando os atributos externos terminam (como exemplo a pessoa se torna feia ou perde a fama ou fica pobre), já o amor só termina quando sofremos sucessivas decepções com a pessoa que buscamos amar (como exemplo, ela se torna fria ou grosseira ou amarga ou nos ofende a todo momento).Para o amor se instalar tem que haver admiração pelo outro, para amar devemos ceder ao nosso impulso egoísta de valorizar somente a si mesmo, ceder para dar valor ao próximo (somente aquele que merece ser valorizado).

Um grande amor poderá surgir entre amigos do sexo oposto, enquanto a paixão só acontece com desconhecidos. Só nesta afirmação já podemos ter consciência de quem sofre maiores riscos de ter um relacionamento infeliz.

Eu acho que a cada dia devemos tentar eliminar o nosso maior impulso instintivo de se apaixonar, para podermos se dedicar de verdade ao amor um dia (a quem realmente merece ser amado).Claro que eu não posso negar que um amor pode surgir de uma paixão correspondida, mas é muito difícil, pq para amarmos de verdade precisamos eliminar a paixão impulsiva e "cega" de nossos corações.

Conclusão,o melhor é amar de verdade, do que sofrer por uma paixão.Infelizmente poucos sabem amar de verdade e o amor ainda é o bem mais raro (e precioso) do mundo hoje em dia.

2 comentários:

Juliana Wulpi disse...

Esse negócio de amor e paixão é algo muito complexo, o máximo que eu cheguei perto, foi escrever uma poesia sobre ambos, quando tinha 12 anos (e tinha cara de 8)que ficou uma bosta... Qualquer dia desses vou postar a "poesia" no meu blog para as pessoas rirem da minha cara.

Juliana Wulpi disse...

Ouuwn, obrigada pelos elogios *-*
É, eu tenho 18, rs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...