Anime: Death Note
Death Note já pode ser considerado um dos melhores animes da atualidade. Seu sucesso se deve a criatividade de seus autores, Tsugumi Ooba e Takeshi Obata (muito afirmam que estes nomes são pseudônimos, para esconder a identidade dos reais criadores da série).
Os preceitos deste anime são simples: O que você faria se estivesse na posse de um caderno que pudesse matar qualquer pessoa, somente escrevendo seu nome completo (neste caderno), enquanto pensa no rosto deste infeliz.Através desta simples formula os criadores montaram um anime complexo que foca principalmente o psicológico de cada personagem envolvido na trama.
Vamos ao enredo: O anime inicia sua história no mundo shinigami, um mundo espiritual, cheio de criaturas sinistras conhecidas como shinigamis (deuses da morte). Os shinigamis vivem suas vidas sedentárias, envoltos em jogos idiotas e observando o mundo dos homens. Cada shinigami possui um caderno especial (o Death Note ), onde eles escrevem o nome do humano do qual eles querem matar; o tempo de vida restante deste humano é acrescido ao tempo de vida do shinigami (F.D.P. .. eles.. hein). Sendo assim, os shinigamis podem viver quanto tempo quiserem ou até as folhas do seu caderno acabarem. Os olhos de cada shinigami, podem ver o nome completo e o tempo de vida de cada humano (isto os ajuda muito, em sua tarefa, de se livrarem dos humanos, em prol do bem deles mesmos).
Um deste shinigamis (Ryuuku), está completamente entediado com esta vida e resolve jogar seu caderno no mundo humano para ver como os humanos lidam com tal poder.
O humano que encontra este caderno é Raito, um brilhante estudante, a ponto de prestar vestibular para a mais famosa faculdade do Japão, a TODAI( a faculdade cujo o vestibular é o mais difícil deste mundo, pelo menos é o que eu imagino ). Então, Raito encontra este caderno, e com este novo poder, decide se tornar o novo Deus deste mundo, punindo todos os criminosos (e quem se opor a ele) com a morte (megalomania pura).
No Japão e no mundo, todos os criminosos apresentados pela a mídia começam a morrer de maneira misteriosa. A mídia, apelida o autor destes atos de “Kira”. A População se divide entre os que apóiam e os que se opõem a este novo criminoso/herói mundial.
A policia do Japão incapaz de identificar “Kira”, pede ajuda ao melhor detive do mundo ( que por acaso é japonês), um personagem lendário conhecido somente como “L”. A identidade deste brilhante detetive é um segredo.
A partir deste ponto o anime começa a engrenar. Logo no início “L”, arma um brilhante plano, com ajuda da mídia, conseguindo isolar a área onde está localizado o Kira. Começa a batalha de dois grandes cérebros, “L vs Kira” e “Kira vs L” . Vemos também a transformação de Raito, do anti-herói nacional ao verdadeiro vilão, corrompido pelo poder do Death Note (como na letra da musica de encerramento da segunda temporada: “ Um caderno com um veneno mortal ... venha eterna chuva destruidora” ). E falando na trilha sonora, os japoneses se superaram, tanto na trilha sonora da primeira quanto na da segunda fase,é a ascensão do rock oriental.
Bom, vou parar por aqui, se não vai perder a graça, das pessoas que passaram, a partir deste Post, a se interessarem por este anime e querem assisti-lo. A dica para estas pessoas é buscarem o anime legendado em português, via torrent, na página do fansub dos Aerianos: http://www.aenianos.com.br/index.php. Este anime ainda está sendo lançando e toda a semana tem um capítulo novo para baixar.